O maná que esta dentro da arca não apodrece, não cheira mal.

Números 17:1-13
1 O Senhor Deus disse a Moisés:

2– Diga aos israelitas que cada um dos chefes de tribo lhe traga um bastão; serão doze bastões ao todo. Escreva o nome de cada chefe no seu próprio bastão 3 e depois escreva o nome de Arão no bastão que representa a tribo de Levi. Haverá um bastão para cada chefe de tribo.
4 Você colocará os bastões na Tenda Sagrada, em frente da arca da aliança, onde eu me encontro com vocês.
5 Aí o bastão do homem que eu escolher vai brotar. Assim farei com que parem as reclamações que esses israelitas fazem contra mim.

6 Então Moisés falou com os israelitas, e cada um dos seus chefes lhe deu um bastão, um para cada tribo, doze ao todo. E entre os bastões estava aquele que tinha o nome de Arão.
7 Moisés pôs os bastões na Tenda, em frente da arca da aliança de Deus, o Senhor.

8 No dia seguinte Moisés entrou na Tenda e viu que o bastão com o nome de Arão, que representava a tribo de Levi, havia brotado. E tinha brotos, flores e amêndoas maduras.
9 Aí Moisés tirou da presença do Senhor todos os bastões e levou aos israelitas. Eles viram o que havia acontecido, e cada chefe pegou o seu bastão.

10 O Senhor Deus disse a Moisés:

– Ponha de novo o bastão com o nome de Arão em frente da arca da aliança. Ele ficará ali como um aviso para os israelitas rebeldes. Assim, eles vão parar de reclamar contra mim e não serão mortos.

11 E Moisés fez como o Senhor havia mandado.

12 Aí o povo de Israel disse a Moisés:

– Estamos perdidos! Vamos morrer! Sim, todos nós vamos morrer!
13 Aquele que chegar perto da arca do Senhor morrerá! É, sim, todos nós vamos morrer!”

O senhor preparou algumas pessoas em especial para fazer o tabernáculo, arca e de depois o templo, e Ele deu dons e unção.

A uma diferença de dom e unção, o dom é talento, então de para pessoas o dom da construção em madeira, do bordado, da  pintura, do arranjo.

Mas a esses que construíram o tabernáculo e a Arca, o Senhor deu a unção.

 A unção é o dom mais a graça de Deus, então Moises ele pegava essas pessoas talentosas, e ele dizia da visão de que Deus tinha dado a ele.

E essas pessoas eram tão perfeitas que transformavam a visão de Deus em tudo em que o tabernáculo precisava.

Só o dom não era suficiente, se eu tiver o dom de pregar não é suficiente para exercer o ministério tem que ter o dom e a unção.

Se perder a unção, se o Espírito de Deus tirar a unção, e é preciso estar consagrado para isso, e se perder a unção o dom não é suficiente, vocês não sentem nada, é como fosse feito um discurso, o dom é cansativo.

Se você for ver um show é bonito, mas no dia seguinte, você não tem paciência para voltar para ver o mesmo show.

Nas coisas de Deus não, você volta e não se cansa, porque não tem só dom, tem unção de Deus.

O que faz a medida no teu coração é a unção de Deus que vem sobre o pastor (Jonas) e eu falo como boca de Deus e você tem a unção de receber.

Então você recebe e aqui ele te abençoe e te faz bem, por isso que é de Deus.

Não configura a perfeição no Pr. Jonas, pois se o Espírito de Deus tirar a unção e ficar só o homem não sobra nada.

Por isso que algumas religiões não toca não fala porque elas são repetitivas não tem a unção de Deus.

Então os artífices começam a fazer como esses irmãos construíram e isto agrada a Deus e vai dando a unção para fazer.

Os cantores são abençoados  não pelo talento, mas porque tem a unção de Deus, cada um que louva tem a unção de Deus. E as coisas de Deus são assim.

E Deus disse a Moisés que pegasse madeira de acácia que fizesse como um quadrado, revestido de ouro maciço por dentro. A tampa da arca é o propiciatório, e em cima dois anjos de ouro maciço de 24 quilates e eles estão de frente para outro olhando para dentro da arca, os anjos olhando para presença do Shekinah a presença do Senhor.

E foi assim que a Arca apareceu, dentro da arca alguns utensílios:

Primeiro utensílio foi pote de maná o pão, o maná foi a comida que Deus deu para o povo no deserto, ela não tinha como plantar, não tinha como comer, e Deus derrama do céus o maná.

Durante 39 anos e 8 meses o maná caia todo dia.

Pela manha quando amanhecia o dia o maná começava a descer dos céus, ele era gostoso e tinha um cheiro gostoso, e Deus dizia vocês podem comer o quanto quiser, vocês podem comer o quanto desejarem comer, tinha um gosto de baunilha, um gosto muito especial desse alimento.

Mas havia uma orientação de Deus à tarde o maná estraga se de manha ele cheirava baunilha, era gostoso, ele não servia para o dia seguinte, porque quando escurecia ele virava cheiro de animal morto e você não conseguia comer.

Se alguém quisesse guardar podia, de manhã cheirava baunilha, mas às 18hs quando começava a escurecer cheirava cachorro morto.

O senhor estava ensinando que cada dia era o seu dia, e que aquele pão era renovado, você dependem de mim para comer, e Eu vou sustentá-los e o fez por 39 anos e 8 meses e o povo comia e não comia nada podre e nada mal cheiroso porque Deus estava ali.

Mas houve algo interessante, o pote do maná que estava dentro da arca este não apodrecia, aquele pode que puseram dentro da arca não apodrecia, se você fosse na arca as 10 horas da noite ele estava lá, e se fosse come-lo poderia.

Deus quis ensinar: O maná que esta dentro da arca não apodrece, não cheira mal.

Mil e quinhentos anos depois Jesus vem pregando e ele diz os vossos pais comeram o maná e morreram, e o maná que eles comeram também apodreceu (fala do Pastor).

Mas Jesus disse: Mas quem comer de mim viverá para sempre.

Que ensinamento é esse?

Jesus hoje é a arca o Ele é o Skekinah, quem comer dEle de dia ou de noite este viverá para sempre.

Essa é a explicação da vida e da morte.

Quando diz assim quem crê no Jesus não morrerá. Exatamente esse sentido do maná.

Quem tem fé no Senhor Jesus não morre
. Porque o Maná da Arca não estraga.

Esse é um entendimento muito importante que nós não morremos.

E quem morre?

Quem morre é o maná comum, que vem de dia e à tardinha morre.

O homem sem Deus nasce, cresce, casa ou não casa, diplomas ou não, acadêmico ou não, simples ou inteligente, quando chega o dia da sua validade, velho ou moço  ele morre.

Todo ser humano tem data de validade, todo mundo morre, morre porque ele é feito para  morrer.

Não há como fugir da morte, mas aqueles que estão na arca que é o Senhor eles passam dessa para algo melhor, evoluem cresce.

Não é uma religião, e sim para os que crêem no enviado de Deus, crer filho de Deus, estar debaixo de sua graça, estar debaixo do seu poder.

Então, por isso que importamos muito com arca, pois ela é Shekinah de Deus.

Então Ele tem para nós um simbolismo muito importante.

Uma segunda coisa que foi colocada dentro da arca, é  a varra seca que floresceu, e logo em seguida disso Deus chamou Moises e disse: Agora é a hora de nós ungirmos o primeiro Sumo Sacerdote.

Então chamou Moisés e disse: Moises sai para fora e diga ao povo que eu escolhi o seu irmão Arão para ser o Sumo Sacerdote e nós vamos ungi-lo para que ele possa ser aquele que vai conduzir toda a consagração.

Moisés era um líder, mas Deus precisava de um ungido maior não para liderar o povo , mas para ser um elemento líder, cabeça.

Deus separa cada pessoa para cada ministério, numa igreja todos são importantes, mas Deus separa cada um para um oficio, e Ele unge para isso.

O Senhor disse Moises que estava na presença do Shekinah sai la fora e diz que eu vou separar e ungir Arão.

Moisés Sai de costa olhando para o olhar do Senhor, o Shekinah de Deus, até encostar-se à cortina, e ai então ele sai da presença do Senhor e vai falar ao povo.

Porque ele saiu de costas?

Saiu de costas porque ninguém vira as costas para o Shekinah de Deus, diga Amém.

Quando você entrar na presença de Deus, se um dia você quiser sair da presença dEle, sai direito, porque se você virar as costas você pode cair fulminado, porque Deus é Deus não é brincadeira, igreja não é brincadeira, unção e poder de Deus não é brincadeira.

Todos aqueles que saem de qualquer jeito da presença de Deus desarruma a vida, não é sair de uma igreja é de sair da presença de Deus.

Não confunda igreja com clube, não confunda igreja com sociedade de amigos, as coisas de Deus são absolutamente sérias, embora tenha espertos, malandros, aproveitadores da fé das pessoas, mas esses vão dar contas das suas atitudes.

Então quando Moises sai, ele sai de costa, porque não se vira as costas para o Senhor.

Quando Moises saiu da arca, e fora da arca havia 2milhões de pessoas, estava ali Israelita esperando, a presença de Deus.

Uma coisa que você precisa aprender e é um ensinamento  que o povo que saiu do Egito até a Canaã era chamado Hebreus, e o mesmo povo de Canaã até a separação do reino do norte e do sul eram Israelitas e depois que houve a separação do povo do norte e do sul o povo do sul foi chamado Judeus, a palavra Hebreus, Israelita e Judeus, é dada ao mesmo povo dependo do tempo que estão vivendo.

Quando Moisés saiu e encontrou dois milhões de Israelita ali na frente do tabernáculo ele disse: Deus mandou dizer que Arão será ungido, sabe o que aconteceu dois milhões de pessoas murmuraram o homem virou dono da coisa, começou o nepotismo (parentes no cargo)

O que é isso, esse quer mandar nas coisas, eles ficaram irritados, o povo murmuravam você vai botar o seu irmão para ser sacerdote,  quem você pensa que é, eles pegaram pedra para atirar em Moises.

O espírito de Deus diz assim: Quando Deus te chamar para alguma coisa as pessoas vão pegar pedra.

Lembra disso tudo que você for fazer na obra de Deus você encontra inimigo, toda a vez que você quiser ser uma benção espiritual você encontra pessoas inimigas, é normal.

As pessoas quando se convertem e vem para a arca para o Senhor e vai à casa de Deus, a família, pai, mãe, irmãos ficam irritados, isso é espiritual, é coisa das trevas, não é teu irmão, marido, mulher sua mãe, seu pai, não são pessoas más, a briga é espiritual.

No mundo espiritual quando você muda na direção de Deus você incomoda muita gente, é sempre e será sempre assim.

Quando eles pegaram pedras para atirar em Moisés, sabe o que Moises fez? Ele voltou para dentro da arca.

E é isso que você tem que fazer quando os inimigos se levantarem contra você, volte para Deus, para dentro da Arca (Shekinah).

Não bate boca, não briga, não fica nada, não chore, não desista, não vai embora, ninguém me ama ninguém gosta de mim.

Quando você sentir que será apedrejado, você volta ao Senhor.

O Espírito de Deus esta ensinando você, aqueles que ficam magoados, vão embora.

Todas as pessoas que vão embora quando estão magoadas, é porque não conhecem o Shekinah de Deus.

Foi embora porque deixou o coração entristecer pela contrariedade, uma demonstração de maturidade espiritual, é que não entenderam, mas vou voltar para presença de Deus.

Moisés volta, e disse: Senhor lá fora tem dois milhões de pessoas com pedras na mão, e dizem que eu estou escolhendo meu irmão.

O Senhor disse: Deixa que eu vá falar para esse povo, Eu mesmo vou falar, e vou  mostrar para eles, que aquilo que eu mando eu mando, quem unge sou Eu.

 E sou Eu quem separa os meus e Eu que estou no controle de todas as coisas.

O senhor disse: Moises mostra a tua mão, você separa os cabeças e diga que eles não podem vir de mãos vazias, ninguém vem de mãos vazias  na presença de Deus.

Como eles estão secos, que eles me tragam varas secas, que é a demonstração da secura desse povo, são murmuradores.

A nossa mão é muito importante é muito importante, não é por acaso que as feiticeiras na rua querem ver a tua mão.

Em nossas mãos estão escritas todas as coisas que nós fizemos, e o diabo vem pela vidente, feiticeira e diz que vê as coisas que vão acontecer, e isso é demoníaco, mas nas mãos estão marcadas todas as coisas que fizemos.

Para você ter uma idéia como a mão é importante, Davi queria construir o tempo, e o Senhor falou mostras as tuas mãos, você não pode construir o templo porque as tuas mãos estão cheia de sangue que você derramou então o teu filho vai construir o templo e você não ira construir.

Nas tuas mãos esta tudo que você fez.

Quando o Senhor Jesus mil e quinhentos anos depois, apanhou em todo o seu corpo, todos os sinais saíram, e o único sinal que ele deixou foi o sinal das mãos.

Você sabe por que Ele deixou o sinal das mãos?

Porque toda as vezes que alguém dizer Jonas Goes(Você) o diabo vai dizer a você pecador, esta condenado, é digno de morte, e o Senhor vai levantar do trono e diz ele esta salvo, e alguém vai perguntar salvo porque?  

Jesus vai levantar as mãos e dizer olha o sangue das minhas mãos.

Nas mãos do Senhor tem a marca da promessa, nas mãos do Senhor Jesus esta a marca da tua vida.  Porque nas tuas mãos tem a marca de morte, nas mãos do Senhor Jesus tem a marca da vitoria da vida.

A marca que anula os teus feitos, tudo que nós fizemos e construímos de errado, a cruz a marca apagou.

É por isso que a nossa salvação não é pelas obras que nós fizemos, a nossa salvação é pelas marcas das mãos de Jesus, as marcas das mãos de Jesus.

Por isso que as mãos é algo poderoso, muito poderoso.

E então o Senhor fala para Moises não tenha medo das pedradas, Eu te escolhi, Eu vou lá falar.

E foi assim o que aconteceu, Moises sai da tenda, ele que tinha voltado.

Se você esta afastado de Deus e esta ouvindo essa palavra agora é hora de voltar ao Senhor imediatamente.

Se você se sente longe, distante de Deus, sente ameaçado e se têm inimigos, volte logo ao Shekinah (Senhor Jesus).

Então, agora Moises sai confiante de que o Senhor era com ele, Moises sai agora e não estava mais assustado, pois o texto diz que seu rosto brilhava pela presença do Shekinah de Deus.

Quando você sai da presença de Deus, debaixo da sua bênção o seu rosto brilha.

Quando Estevam foi apedrejado, alguém diz olha eu vejo o seu rosto brilhante.

Todo aquele que tem o rosto brilhante, tem inimigos, com pedra na mão, mas eles não têm poder para lhe destruir.

Inimigos todos nós temos, você tem inimigo que nem conhece seu nome, nunca lhe disse bom dia, nós temos inimigos, antipatia é coisa natural que você exala.

Não pense você, mas eu não tenho paz é inimigo para todo lado, inimigo não há como não tê-los, por onde você olhar tem inveja, maleficência, bonito, feio, rico ou pobre todos temos inimigos.

A diferença é se o teu rosto brilha ou não brilha, mas se brilha pela Shekinah de Deus, os seus inimigos, hora inimigos vão ficar com a pedra na mão, com orgulho, inveja na mão.

Mas a luz do Senhor se veja em você.

E ai então o Senhor fala e mandas eles virem com as varas secas, e Ele disse: Chame os cabeças, aqueles os maiorais das tribos.

Deus não fala com o rabo e Ele fala só com as cabeças.

Se alguém me disser nunca senti a presença de Deus, é rabo, é calda.

Deus não trata com covarde, medroso, Ele fala com cabeça, diga eu sou cabeça e não calda.

Ai veio os cabeças, com as varas secas nas mãos, que significa calunia, gente brava, todo murmurador, caluniador, fofoqueiro é seco.

Uma das coisas que o espírito do mal faz é a coisa que mais a igreja precisa é da unidade então o diabo vem para desunir (separar).

Não brigue, porque a unidade é a coisa principal da nossa vida. Ele dividindo, porque dividindo ele quebra.

Porque se nós brigarmos entre nós, quebra, quebra igreja, quebra a família, o nosso segrego e a nossa força é unidade.

A nossa força é unidade, por isso que o Senhor diz toda fofoca, toda murmuração, polêmica, aquilo que desune é maligno e deve ser repreendido em Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

E o Senhor manda vir as varas secas, você tem convivido com muitas varas que são  secas, e conviver com vara secas  é problema, tem jeito tem só se vier para a arca e entrar na Arca (Jesus).

Porque que Jesus era carpinteiro? Ele era carpinteiro porque Ele queria quebrar uma lei que dizia todo pau que nasce torto morre torto, e Ela fala assim: vou ser carpinteiro, porque todo pau que nasce torto Eu endireito.

Mas tem que entrar na Arca, é torto tudo bem “Jesus é o Caminho a verdade e a vida”.

O Nosso Deus é o Deus que endireita todos os tortos.

O Senhor disse: Traga as varas secas, e ponham o nome da tribo do cabeça na vara seca e elas foram colocadas na presença de Deus.

E o Senhor falou agora voltem para casa, e quando voltarem aqui de novo à vara seca que eu escolhi essa florescera.

E era coisa de Deus porque a flor não nasce da noite para o dia, você acredita que tem plantas que demoram meses, anos para florescer, mas aquela vara que o Senhor escolheu floresceu durante a noite, então você sempre acredite no impossível de Deus, tudo que é impossível para nós, mas para Deus tudo é possível.

Deus pode te abençoar de todas e quaisquer forma porque Ele pode tudo.

Aquela vara que o Senhor escolheu floresceu durante a noite, então você sempre acredite no impossível de Deus, tudo que é impossível para nós para Deus é possível.

Lucas 1:37  “Para Deus tudo é possível”

Para você não dá, mas para Ele dá. Ele pode te abençoar de toda e qualquer forma.

O dia representa á vida os afazeres, a luta e a noite tem uma representação espiritual  angustia, aflição.  

É por isso que o Salmista disse:  pela noite vem amargura, tristeza, mas alegria vem pela maná.

Depois de uma noite vem um dia.

Por isso que o Senhor disse volte amanha, Ele estava dizendo hoje é dia de luta, mas amanha é dia de florescer.

Sempre saiba que você terá dia e noite, vida e aflições, todos nós.

Ninguém vai passar pela vida somente com alegrias, ou com somente aflições, tem dia e tem noite.

E quando eles chegaram de manha, dois milhões de pessoas na frente do tabernáculo e da arca chegaram, eram 12 varas uma cada trigo de Israel, cada cabeça colocou sua tribo, e cada trigo foi olhando a sua vara e estava seca, mas quando chegou à vez de Arão e pega a sua vara, ela estava florescida, tinha uma flor, uma rosa de Saron saiu para fora.

Depois de uma noite de luta veio o florescer, mais do que isso floreceu a rosa deu amêndoas, deu frutos.

Deus não só vai florescer você como Ele vai dar frutos a tua vida.

Diga a minha vida será assim.

Na minha casa nasceram flores, rosas, e nasceram amêndoas, frutos abençoados de Deus que viram sobre a tua vida.

O Senhor Jesus é um exemplo disso, morreu ali na cruz, mas não morreu não acabou, é como alguém diz espere o amanhã três dias depois ele floresceu.

Nós não morremos, nós florescemos.

Todos os teus amados que partiram para a glória não morreram, eles floresceram, essa é nossa alegria.

E ai então o Senhor disse a Moises chama Arão e Unge. Chamaram Arão e ungiram.

Salmo 133
1 Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!”

Quem quer desunião dos irmãos é o diabo. É suave que nós estejamos juntos, é como óleo precioso sobre a cabeça que desce a barba de Arão que desce a orla das suas vestes.

Não derramaram pingos sobre a cabeça de Arão, mais derramaram muito óleo, muita unção

Deus não vai derramar pingos sobre você, unção de Deus não é pingo, Deus não faz você pouquinho,

Deus derrama muita unção na sua vida.

E isso é profético a unção sobre a cabeça quer dizer: Ele começa ungindo a cabeça, a cabeça da igreja é Jesus, Ele primeiro ungiu a cabeça e depois a unção desceu sobre a barba que são apóstolos, e desceu depois sobre a gola as vestes é a igreja primitiva, primeira igreja, desceu sobre as vestes igreja contemporânea e a orla que é igreja dos últimos dias.

A unção de Arão desceu de Jesus até os nossos dias, e por isso não podia ser gota, era muito óleo a unção desceu sobre nós.

Depois da unção pegaram um cajado, porque todo sacerdote precisa de madeira, e deram um cajado  a Arão, e no primeiro nome em cima do cajado escreveram o nome de Arão, e ele foi o Sumo Sacerdote com seu cajado identificado com seu nome.

E todo sacerdote quando ia ser mudado ou morria o que sucedia colocava seu nome abaixo do nome daquele que antecedia.

E todo sacerdote que ia ser mudado o antecessor rasgava as suas vestes significava o meu tempo acabou, Deus levantava o sacerdote que vinha depois.

E foi assim, e Mil e quinhentos depois, Jesus esta sendo crucificado, e havia naquela época um Sumo Sacerdote  de nome Caifás ele era detentor de toda autoridade e ele quis ver Jesus, e quando Caifás, chega perto de Jesus, ele diz você é o filho de Deus, eu estou lhe perguntando ?

Jesus disse: Sim eu sou o filho de Deus, e Caifás diz assim blasfêmia ninguém diz que é o filho de Deus, e ele pegou o cajado e jogou no chão e pegou suas vestes e rasgou e quando ele rasgou suas vestes, cumpriu a lei que diz quando o sacerdote rasgar as suas veste o tempo dele acabou.

E Jesus passou a ser sucessor o Sumo Sacerdote, o último nome do cajado de todos os Sumo Sacerdotes de mil e quinhentos anos é de Jesus.

O sumo sacerdote é Jesus Cristo, na terra não tem nenhum sumo sacerdote.

Ninguém que se apresente como Sumo Sacerdote você pode encontrar gente com cajado, mas quando se intitula de Sumo Sacerdote é imitação, falsificação.

Jesus é o Sumo Sacerdote, não há outro. E Jesus teve cajado?

Todo sacerdote tem uma madeira, qual foi o cajado de Jesus ?

Foi a cruz, e o seu nome estava escrito na Cruz, esse é o Rei dos Judeus.

Aquele que escreveu e colocou o nome lá, nem podia imaginar que estava dando nome ao cajado do Senhor.

Mas o cajado valeu por três dias porque era uma vara seca, porque levava os nossos pecados, levava as nossas transgressões, mas ao terceiro dia abriu a porta e o Senhor saiu em Glória para todo sempre.

Todo maná que esta em mim, Jesus disse: Eu não lançarei fora, mas passou da morte para a vida.

Glória a Deus! Glória a Deus!

Essa é a palavra de Deus para você entender a arca, o porquê da Arca.

Quem tem ouvidos para ouvir que ouça.

Esteja dentro da arca, eu sou um maná que não morro, eu tenho a vida eterna nEle.

A minha vara já floresceu, a minha vida esta iluminada com flor, rosa de saron e com amêndoas.

A minha casa, a minha família, a minha vida é fruto de Deus,floresceu, têm flores, amêndoas do Senhor.

 

  Deus te abençoe!

 

Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!

Culto: Pastor Jonas

Ministério de Comunicação e Internet

Professor Gava

http://www.ieqlapa.com.br/estudos.html

Você é o visitante abençoado de nº