Os altares do Senhor: Mesa, Cama e Templo.

Lucas 7:36:50
36Um fariseu convidou Jesus para jantar. Jesus foi até a casa dele e sentou-se para comer.
37Naquela cidade morava uma mulher de má fama. Ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu. Então pegou um frasco feito de alabastro, cheio de perfume, 38e ficou aos pés de Jesus, por trás. Ela chorava e as suas lágrimas molhavam os pés dele. Então ela os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e derramava o perfume neles. 39Quando o fariseu viu isso, pensou assim: “Se este homem fosse, de fato, um profeta, saberia quem é esta mulher que está tocando nele e a vida de pecado que ela leva.”
40Jesus então disse ao fariseu:
– Simão, tenho uma coisa para lhe dizer:
– Fale, Mestre! – respondeu Simão.
41Jesus disse:
– Dois homens tinham uma dívida com um homem que costumava emprestar dinheiro. Um deles devia quinhentas moedas de prata, e o outro, cinqüenta, 42mas nenhum dos dois podia pagar ao homem que havia emprestado. Então ele perdoou a dívida de cada um. Qual deles vai estimá-lo mais?
43– Eu acho que é aquele que foi mais perdoado! – respondeu Simão.
– Você está certo! – disse Jesus.
44Então virou-se para a mulher e disse a Simão:
– Você está vendo esta mulher? Quando entrei, você não me ofereceu água para lavar os pés, porém ela os lavou com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45Você não me beijou quando cheguei; ela, porém, não pára de beijar os meus pés desde que entrei. 46Você não pôs azeite perfumado na minha cabeça, porém ela derramou perfume nos meus pés. 47Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado.
48Então Jesus disse à mulher:
– Os seus pecados estão perdoados.
49Os que estavam sentados à mesa começaram a perguntar:
– Que homem é esse que até perdoa pecados?
50Mas Jesus disse à mulher:
– A sua fé salvou você. Vá em paz.

O Fariseu, Simão convida o Senhor Jesus para comer em sua casa.

A comida é como a vida, e algumas pessoas têm uma vida sem tempero, isto é, sonsa. Tem pessoas que precisam em determinado momento comer uma comida sonsa, por motivos de saúde, mas depois passam a desfrutar do tempero.

A vida é insuportável quando convivemos com uma pessoa sonsa, sem tempero. Não queira casar com uma pessoa sonsa, sem tempero.

Nós precisamos do tempero da vida, ter uma vida que nos surpreenda. Um casal sem tempero é duro de agüentar, a convivência fica difícil.

Precisamos ter uma vida temperada, abençoada, precisamos lutar querer, desejar, fazer o máximo de nós e se esforçar par ter uma vida vida diferenciada.

Uma coisa que faz a diferença na vida Cristã, é como adoramos a Deus.

Se tivermos uma religiosidade, relação com Deus sonsa, não tem graça nenhuma, não serve para nada, é apenas um ritual, uma tradição, e fica igual todas as outras religiões. É algo que você como recebeu na cultura e fica na cultura e as coisas se acomodam.

O que o Senhor esta valorizando no texto é a importância dos verdadeiros adoradores, não apenas aqueles formais, mas aqueles que se entregam a adoração, aqueles que fazem a diferença.

Esse texto conta uma história do momento de Jesus onde estava acontecendo um Jantar, mas era um culto, chamado de culto doméstico.

Em Israel até o dia de hoje, os cultos podem acontecer em três lugares podendo acontecer no grande templo, no templo de Salomão reunia milhares e milhares de pessoas. E o segundo lugar onde faziam os cultos era na sinagoga, que é uma espécie de congregação, como nossa igreja, onde cem, duzentas ou mais pessoas se reuniam para cultuar a Deus. E o terceiro lugar que os Hebreus se reuniam era nos lares.

São esses o três lugares, Israel não fazia culto fora, em teatro, em praças, somente no Templo, Sinagoga e nos lares.

O Senhor Jesus mostra nesse texto o gosto particular que Ele tinha pelo culto no lar, por isso que ele vai a casa desse Fariseu, aceita o convite e vai a casa de Simão cultuar.

Você tem pedido feito culto em sua casa?

É preciso que faça culto em sua casa, é necessário é bíblico fazer. Em algum momento de sua vida você precisa reunir alguns irmãos e fazer um culto abençoado em seu lar.

O lar ele tem dois altares, você vê que Jesus entra e senta a mesa, em Israel até hoje a mesa de uma casa Judia tem três modos, tem uma mesa normal como outra qualquer, onde senta a família e aquele que vai ministrar o Mestre senta na ponta. Existe uma segunda mesa que é no chão, existem alguns rituais judaicos onde todos sentam no chão para comer.

E o sentido de sentar no chão, é para lembrar-se de onde eles vieram por isso os Judeus comem a Páscoa numa mesa sentado no chão. Para Israel o sentido da Páscoa é lembre-se de onde nós viemos.

Ás vezes nós nos esquecemos de onde nós viemos, reclamamos da vida e esquecemos.

Então a mesa tem esses três níveis, então um dos altares da tua casa é tua mesa e por isso quando você for comer na tua casa coma na tua casa. A sala não é lugar de comer.

Sente toda a família à mesa, ponha comida, da graça ao Senhor e coma. A alimentação da família é um culto de louvor a Deus. Você não imagina a bênção que é tua família comer, existem países onde pessoas morrem de fome, quantas pessoas nesse mundo morrem de fome.

Então quando tua família se reúne para comer, glorifique a Deus pela comida, não importa se sua mesa não seja tão farta, mesmo assim agradeça e glorifique a Deus por você estar comendo.

Por isso a mesa é o primeiro altar, você coma na mesa todos os teus queridos os ensine a comer na mesa, ensine seus filhos a comer na mesa.

O segundo altar da casa é a cama você sabia que na sua cama você não pode deixar ninguém sentar ou dormir na sua casa. Tem-se visita na sua casa nunca deve dormir na sua cama.

Na tua cama dorme você e sua esposa. Todo casamento a cama é o segundo altar.

Quando a comida acaba o primeiro altar se desmonta, e quando a cama acaba o segundo altar é desfeito.
A primeira coisa quando briga o casal é a separação da cama, ela é o maior sentido de adoração a Deus que a casa tem. O amor entre duas pessoas é a coisa mais bonita que o Senhor Deus deixou.

Por isso que casamento tem que ter uma cama abençoada, e é por isso que o diabo tenta destruir a família pela cama acaba libido a mulher esfria o homem perde a potência a vontade, não tem mais prazer e se separa. A separação começa na cama, quando a cama vai bem as demais coisas você consegue levar,mas quando a cama termina primeiro as coisas ficam difíceis, não são poucos que tem dificuldades com a cama.

Quando você estiver em casa preste atenção nesses dois altares, pois a sua vida faz diferença quando esses dois altares estão em dificuldades.

Então o Senhor via nos lares a oportunidade riquíssima de fazer os cultos. E no lar mais ainda porque fica muito perto das pessoas, fica muito íntimo das pessoas. Então o Senhor alegra nessa oportunidade.

O culto na verdade é uma expectativa, o que eu vou ouvir o que Deus vai falar comigo.

Existe a expectativa de você para Deus, e a expectativa de Deus para você, o que esse querido vem fazer, como ele vai se portar.

Porque não é apenas você assistindo o culto, mas você cria a expectativa o que o Senhor vai falar comigo.
Quando o Senhor foi a essa casa e sentou-se nesta mesa, tinha vários homens ao seu lado, porque em Israel na mesa só sentava os homens e o culto só começava quando tinha no mínimo dez homens sentados á mesa.

Então a expectativa que se cria é muito importante, o que você espera de Deus, o que deseja ouvir de Deus?

Nesse acontecimento existiam vários religiosos sentados à mesa, e a mulher invade o recinto e vai para embaixo da mesa. Primeiro ela vai para debaixo porque não tinha lugar para ela.

Ela não só foi para debaixo da mesa porque não tinha lugar para ela, mas porque ela queria tocar nos pés do senhor Jesus, é muito importante cada coisa tem seu sentido.

Saindo um pouco do texto, a bíblia diz que Jesus é o segundo Adão. O primeiro Adão recebeu tudo
O Adão do livro Gênesis não dormia, porque ele era eterno. Dormir é o sentido de morre e isso veio depois de Adão.

Nós trabalhamos, e a noite dormimos, o ato de dormir significa o ato de morrer, então morremos todos os dias.

Você pode ficar algum dia sem dormir, mas se continuar acordado sem dormir ficará doido e precisará de um tratamento psiquiátrico, pois ninguém consegue ficar sem dormir.

Precisamos morrer todos os dias, e por isso dormir é muito importante. E Adão não dormia por quê?

Porque ele foi feito eterno, e ele não morreria, por isso que ele não dormia mas quando ele pecou perdeu a eternidade.

Adão estragou tudo, e ai veio ódio, a raiva, crime, homicídio, tudo veio do gesto de Adão, e no que Jesus é o segundo Adão?

Assim como por Adão veio a destruição, Jesus veio para organização de todas coisas, você pode dizer mas não esta organizado, mas não esta ainda, mas vai estar abençoado logo. Uma coisa importante Adão olhou para o Senhor e disse:- Esta faltando alguma coisa, pediu alguém para ajudá-lo a adorar a Deus.

E o Senhor fez do osso da costela de Adão uma mulher para que juntos pudessem adorar a Deus.

Adão esperou por três dias e três noites até que a mulher fosse tirada dele.

Adão adorava o Senhor de manhã, tarde e a noite. A comunhão de Adão e Eva uma núpcias. Porque a
vida daquele homem com aquela mulher que Deus trouxe era uma verdadeira alegria, era uma núpcias.

No casamento o sexo, não é do diabo, o amor entre o casal é algo abençoado, e Adão viveu isso.

Conforme dito anteriormente Adão esperou três dias e três noite para a chegada da mulher. E Jesus quanto tempo agonizou na cruz? E ao terceiro dia nasceu a Igreja, nascemos nós. Por isso que a bíblia diz que Deus é casado.

E quem é a esposa do Senhor?

É a igreja, nos somos a esposa do Senhor. A mulher demorou três dias para nascer, e a igreja esperou três dias para aparecer. A igreja nasceu disso.

Se Deus e a igreja são verdadeiramente casados, eles se amam, eles têm intimidade, em Efésios diz que tem, e qual é o momento da intimidade de Deus com a Esposa?

É o culto, nos somos engravidado pelo pai aqui no culto, cadê a semente de Deus?

A semente de Deus é a palavra, é ela que planta em nós essa renovação, esse sentimento.

Quando o culto para você esta abençoado, é porque você esta engravidando do Pai. Você começa adorando ao Senhor e depois Ele te da revelação, a palavra, e você vai ficando fora de si.

Quando o culto é abençoado para você, se alegra no Senhor, é diferenciado é por isso chama a igreja de esposa, e é por isso que quando se casa alguém, a esposa seja como a igreja é para o Pai, e o marido seja para esposa como o Senhor é amoroso com a igreja.

Por isso que o culto a Deus é necessário, importante e abençoado porque é o tempo de comunhão do esposo com a esposa. Você precisa vir a Igreja para ter esse tempo com Deus.

Voltando ao texto a mulher vai aos pés, porque aos pés do Senhor esta onde é de mais forte. No livro do apocalipse há uma revelação do Senhor que começa da cabeça aos pés do Senhor.

E por isso que a mulher quando entra vai direto aos pés de Jesus, ela vai por debaixo da mesa e ai o Senhor então começa a falar.

O Senhor fica abismado com aquela mulher chorando, e ai o Fariseu Simão no fundo da mesa diz se fosse mestre o Senhor saberia que essa mulher é uma pecadora. E o Senhor diz ao fariseu Simão vou contar uma parábola conforme versículo 41-43.

Ele quis ensinar para aquele homem, que quanto mais pecado você tem mas Jesus chama na direção da restauração, Jesus não ama o pecado, Ele ama o pecador, mas Ele esta sempre pronto a abençoar todos aqueles que choram.

E Jesus começa a dizer entrei aqui e ninguém nem me deu água, em Israel para você entrar na adoração você precisa entrar limpo.

As sinagogas têm água para lavar as mãos, a presença da água significa limpeza, e Jesus diz não vi água. Mas aquela mulher lavava seus pés com lágrimas e isso que é arrependimento.

Adoração precisa de água, arrependimento, quem não tem capacidade de se arrepender não adora a Deus, não muda nada. Então o gesto daquela mulher abraçada chorando e beijando os pés do Senhor. O senhor diz assim ninguém me beijou.

Existem três tipos de beijos:
1- O beijo sacerdotal é o beijo no rosto e isso me significa sou igual a você, somos iguais;
2- O beijo ao profeta, quando for beijar um profeta beije-o no punho, esse gesto de se abaixar para beijar o punho, significa estou sendo abençoado, eu sou menor que você e você me abençoa, é o beijo do profeta do reconhecimento da autoridade de Deus sobre o profeta;
3- O beijo nos pés, e quem é beijado nos pés em toda história diz que somente os Reis são beijados os pés.
Porque essa mulher foi chorar nos pés do Senhor?

Porque Ele é o Rei, porque ela não beijou no rosto, no punho. Israel fala que Jesus é profeta, mas Ele é Rei e por isso que ela chorou nos pés.

E o Senhor Jesus olhando tudo isso, olhando as lágrimas, o choro, diz a mulher os seus pecados são perdoados.

Se ela tivesse doente, ela seria curada, se  estive endemoniada ela seria liberta, mas como ela estava cheia de pecados ela foi perdoada.

Qual o momento em que mais somos curados e abençoados no culto, é no momento do louvor. Você precisa entender o que acontece no culto.

Tem muitas pessoas que não fazem culto nenhum, não sai grávido de coisa nenhuma.

Você precisa sair grávido do Culto do Senhor. O culto tem que fazer mudanças, coisas fantásticas na sua vida.

Esteja na presença de Deus, mas para isso preciso conhecer Jesus, como que eu faço para adorá-lo em espírito e em verdade.

Muitas igrejas são atos formais, cerimônias, estão todos sentados na mesa, mas ninguém sente nada, não muda nada.

Você precisa aprender que deve ir a casa de Deus, fazer do seu lar um lugar de adoração a Deus, fazer da sua mesa e da sua cama um lugar de adoração a Deus, e a partir dai tua vida começa a mudar.

E o Senhor se alegrou com a atitude da mulher. Lembre-se Jesus é o segundo Adão, primeiro Adão tinha eternidade e seu gesto levou a morte, e Jesus veio quando a morte estava ai, Jesus dormia, mas, no entanto Jesus trouxe a vida.

Quando você dorme o relógio perde o sentido, você dorme dez horas e ao acordar parece que dormiu dois minutos.

Um dia vai acabar e você não vai dormir mais, vai fechar os olhos e acabou um novo tempo uma nova vida, e você nunca mais vai dormir, porque a morte já acabou. Você vai ficar acordado por toda acordado por toda eternidade.

O Senhor Jesus trouxe de volta a vida, você vai viver todo dia que chama hoje. Para Deus não existe o passado, Ele não fica contando, lembrando o nosso passado. Para Deus não tem futuro, para Deus a eternidade sempre é presente.

Quando você for eterno, não terá passado sempre o dia que chama hoje, não tem noite não tem dia, tudo é agora, não vamos falar do futuro de ninguém, nos teremos presente. Não vamos dormir não temos amanhã, será jamais, e só existirá presente.

Não vamos ter dor, lágrimas, decepção, o passado não vai oprimir, e o futuro não vai dar ansiedade.

Quando sentar na tua mesa, agradeça a Deus pela comida neste altar, agradeça pelo alimento que sua família esta comendo. Diga eu não como uma comida sonsa, porque aquilo que como é bem temperado, gostoso.

Diga a minha vida é um bom tempero.

Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!

Culto: Pastor Jonas

Ministério de Comunicação e Internet
Redação: Professor Gava

http://www.ieqlapa.com.br/estudos.html


Você é o visitante abençoado de nº