A Casa dos meus Sonhos

Mateus 7:24-27
“24– Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha.
25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.

26– Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia.
27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.”

Se o alicerce da casa de nossas vidas, não estiver bem firmado, a construção toda esta comprometida, essa é mais que uma verdade.

É interessante falar de construção e de estrutura de construção e isso faz parte de nossa vida, se observar Jesus conversando na época que explicava as coisas, Ele fala muito sobre circunstâncias, situações que eram vividas no seu dia à dia no seu cotidiano.

Porque a palavra de Jesus era sim contextualizada, nós que muitas vezes esquecemos de contextualizar a palavra de Deus, trazendo uma palavra um pouco complexa, ou antiga, imaginando apenas o que era dito naquela época sem trazer o seu significado para nossos dias.

Então para que compreendamos Jesus é importante nós compreendermos a situação que Jesus vivia. O que Ele estava encontrando, vendo, enxergando, e era com base nisso no seu costume, que estava a sua volta Ele trazia a sua palavra.

Era a partir daquilo que era vivido, então era o reflexo daquilo que era vivido, a palavra de Jesus vinha a partir do cotidiano daqueles que estavam ouvindo, isso facilita o entendimento e comunicação.

Se falarmos sobre uma casa e sua estrutura, não seríamos expert para descrever os pontos mais importantes dessa casa, mas o que nós vemos sobre esse assunto onde  Jesus falando, ele esta elaborando um modelo de casa construída, perfeita, boa, solida, de casa que é inabalável.

Modelo de uma casa que podem sofrer intervenções do tempo, chuvas, tempestades, muito vento, mas e essa casa pode ou não ser atingida, sofrer conseqüências mediante aquilo que a atingiu.

Então dois fatores importantes a serem considerados, visto:

Primeiro a casa que foi construída sobre a areia e segundo a casa que foi construída sobre a rocha

Qual é o modelo de vida que você estabeleceu para se sentir bem? Essa é sua casa.

Que casa você esta construindo para sua vida? Essa analogia não diz respeito à casa física ela diz respeito a construção pessoal, individual de cada um.

O assunto é a construção da individualidade do ser humano, e do fortalecimento do seu egoísmo.

As pessoas vêem as igrejas querendo ter, conquistar, dominar, absorve, querendo mais, o desejo as pessoas que vêem a igreja que prega a Jesus, o que Jesus pode fazer por elas, senão vou ficar aqui por muito, se não tem nenhuma promessa para minha vida, eu não fico nela muito tempo.

O que eu quero é receber, esse tipo de gente esta construindo uma casa da sua individualidade e de seu egoísmo, porque ele vai até Deus a base de troca.

Deus não esta negociando bênção, o Senhor Jesus já se sacrificou na Cruz do calvário para nos conceder a bênção plena.

Então, Jesus não esta nos propondo uma bênção material, e sim uma benção espiritual.

Porque as coisas que começam no reino do espírito elas acabam se contemplando no reino da material, mas como conseqüência, não como objetivo primas.

Atitude que vem depois de uma atitude principal.

Como esta a construção de sua casa, o que você quer colocar nela?

O que você vai colocar para adornar na sua casa a sua vida, o que vai embelezar de verdade o que de fato vai lhe trazer descanso? O que vai de fato vai lhe trazer a sensação de paz e alegria.

Um carro, uma conta no banco, uma roupa bonita não vai lhe dar isso, mas o que vai lhe dar à paz, a alegria, a beleza.

A contemplação de uma vida plena é eu  conhecer o terreno no qual eu vou construir a minha casa.

Qual é o terreno, areia o preda, rocha ou areia?

Disso depende da sua felicidade, você sabia?

A partir do momento em que eu penso na casa dos meus sonhos, eu começo então a verificar se eu estou preparado para elaborar esse projeto.

Deus esta nos ensinando nos nossos dias a elaborar planos para nossa vida.

Ele esta nos ensinando nos nossos dias a planejar.

E o plano que nós fazemos não é assim: Senhor eu quero isso, como uma criança vai ao supermercado, e quer isso ou aquilo, e quando os pais dizem não ela bate o pé eu quero aquilo lá, e esperneia, e grita, eu quero.

Tem gente que chega diante de Deus assim, essas pessoas estão despreparadas porque estão enxergando o mundo errado.

Jesus disse aos seus discípulos: Olha estou há tanto tempo com vocês e não pediram nada, peça alguma para mim para que vossa alegria seja completa, peça em meu nome ao pai, você crê e vai receber.

Então, Jesus disse: você pode pedir, Ele disse também eu estou interessado na sua felicidade.

Peça com fé, peça em nome de Jesus.

Jesus disse que pode, mas Ele não colocou com algo que seja em primeira instância.

Ele colocou isso como algo que já esta depois de tanto tempo estou convosco, eu já caminhei com vocês, vocês entenderam, sabem e são merecedores. Vêm como conseqüências.

Primeiro desafio é o desejo de mudar.

O desejo de mudar é uma grande prova de amor, quando você toma essa atitude você esta colocando essa prova de amor para com Deus, para consigo mesmo, e para com o próximo.

Eu desejei mudar, então a minha transformação ela vai agradar a Deus, porque é uma prova de amor a Ele, vai agradar a mim mesmo porque é um prova de amor comigo mesmo e vai contemplar a minha harmonia com meus irmãos porque é uma prova de amor com os outros.

Em Marcos 10:51
“51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. 52Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”

O cego Bartimeu lançou diante de Jesus uma indagação,clamou, gritou, esperneou, e Jesus o chamou para perto, e disse-lhe: O que queres que eu te faça, e ele respondeu: Mestre que eu tenha vista.

Isso responde uma pergunta crucial na vida de todo mundo, Deus já sabe o que você precisa.

O Senhor Jesus precisava perguntar para o ceguinho o que queres que eu lhe faça?

O Senhor Jesus conhece tudo de você, porém Ele quer que você diga para Ele.

Porque tem pessoas que não dizem e sofrem se amargam, entristecem, se fecham, sofrem e não dizem o que estão sentindo e não se abrem.

E o Senhor com uma simples lição esta dizendo o que queres que eu te faça?

É como o Senhor Jesus dissesse assim não farei enquanto você não abrir a sua boca e falar.

Você precisa aprender a expor para mim, porque expondo em palavras que você expõem o seu coração, a boca fala do que o coração esta cheio.

Por isso quando nos vamos orar, a oração é pronunciada.

Você não pode chegar ao culto, e precisando buscar a bênção do Senhor para sua vida, ficar só dizendo amém, e não fala com Deus o que você precisa você precisa orar, falar com Deus o que esta sentido irmão.

Quem não esta acostumada orar na igreja, não ora em casa.

Porque a igreja é lugar de aprendizado, na igreja a gente aprende e em casa a gente aplica.

Tem desejos de mudar a primeira coisa da mudança é dizer para o Senhor o que você precisa, eu quero um carro, uma casa, não é disso que Deus esta falando com você.

Deus esta querendo tratar com você o teu coração, suas emoção, teus medos, os teus traumas.

Aquele perdão que você amarga por muitos anos que você não perdoou, ele quer que você libere aquele perdão antigo, mas a pessoa já morreu, então libere então para Jesus.

Coloca diante do Senhor aquela corrente que te prendia seja quebrada.

Aquelas forças emocionais que estavam lhe causando mal, dor ou até mesmo doenças que isso seja quebrada. E que você seja regenerado em nome de Jesus.

Precisamos aprender a falar.

O Senhor Jesus esta dizendo o que quer que Eu te faça.

Você já esta na posição de encontrar Jesus. Estou no meio de vós, Jesus disse: Quando estiver dois ou três em meu nome eu estarei presente.

Você esta exatamente de frente para com Jesus e Ele esta dizendo o que você quer que eu te faça e não adianta você dizer o Senhor sabe Jesus, mas Ele esta esperando você falar, Ele sabe que só isso, essa transformação pessoal, intensa, profunda, mas  Ele quer que você diga,  Ele quer ouvir você.

Jesus quer que você diga abra a tua boca e fala para que você possa tirar de você aquilo que esta impedindo você de receber a sua bênção.

Se junto crermos, juntos viveremos e alcançaremos. Olha que esperança maravilhosa!

Filipenses 4:8
8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Devemos combater a deficiência de caráter, de moral isso o empobrece diante dos homens.

A reputação é o que as pessoas pensam quem você é e o caráter (é um conjunto de hábitos) é o que Deus sabe o que você é.

Como vou construir minha casa sobre a rocha é através das minhas virtudes e são elas no caráter do ser humano que vão adornar a minha casa.

Que vão fortalecer a sua estrutura, que vão fazer dela uma casa forte é esse tipo de virtude que eu terei uma casa capaz de suportar tempestades, e vendavais.

A nossa vida é cheia de altos e baixos, e a casa de nossa vida sofre essas coisas.

Não podemos dizer que uma vida cristã é uma vida cheia de flores, perfumes, todo mundo vestido de branco caminhando em campos verdejantes, é uma vida de guerra.

Jesus disse assim: Você quer ser meu discípulo, então carregue a minha cruz e siga-me

O Senhor disse assim o caminho que conduz a vida eterna é estreito.

Então você deve estar preparado para conduzir-se a um caminho estreito que não é muito favorável.

A base de nossa vida é o Senhor, você tem sonhos, desejos, lance no Senhor todas essas coisas, Ele vai avaliar e vai e ver se estamos prontos para ser abençoado e vai nos abençoar e vai encaminhar a toda justiça.

Nós precisamos saber esperar sempre em Deus.

Quem esta construindo a casa de seus sonhos, precisa saber ouvir.

Toda mudança passa pelo ouvir.

Mateus 13:43
“3Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.”

Quem vai resplandecer com o sol?

As promessas de Deu são para essas pessoas, não adianta contar as promessas de Deus para quem não vive com Deus, esta de fora,  é para que esta dentro,se esforça, rala, ora, lê, luta contra o pecado.

Pecar é algo que vai acontecer na nossa vida, porém nós estamos lutando constantemente contra ele.

Outra coisa é a pessoa aceitar a vida de pecado e deixar aquilo acontecer junto com a vida cristã, esse perde a bênção, esse já não tem porque não esta enquadrada aqui no justo.

Sabe o que vai acontecer com o justo ele vai viver pela fé, ele aprende a crer.

O justo que vive pela isso não quer dizer que devemos parar de trabalhar, ele vive acreditando, é isso viver pela fé, ele não duvida.

Eu sei em quem eu tenho crido e que é poderoso para fazer infinitamente mais

Quem vive pela fé sabe quem é Deus.

Quem vive pela fé como Deus age, quando Deus esta agindo em que momento o Senhor esta respondendo, ele aprende a ouvir.

Os justos se resplandecerão com o sol no reino do seu pai, quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Aprenda a ouvir!

Quem não sabe ouvir perde o dia do seu milagre.

Ouvir é treinar, irmão.

Lucas 18:36-37
“36 E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo. 37Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno.”

Ele perguntou o que esta acontecendo?

O cego estava atento, mas se o cego a beira do caminho não perguntasse e se ele não desse atenção, e se ele deixasse passar aquela multidão, ele perderia o milagre e Jesus passaria e ele não seria curado

Quem não sabe ouvir, perde o dia do milagre. Você esta aprendendo a ouvir meu irmão?

Jesus esta passando, onde esta a sua necessidade, onde esta o teu pedido, a sua  transformação que realmente você quer?

Salomão teve a oportunidade de pedir riquezas a Deus, mas ele pediu algo que lhe traria todas as outras coisas e pediu sabedoria.

Onde esta a construção da casa dos teus sonhos, naquilo que teus olhos vêem de fato, imediatamente, mas procure na sabedoria entender qual vai ser o teu pedido certo, não recebeste porque pediste mal.

Então seu pedir certo a bênção virá de encontro comigo, porque o Senhor dirá muito bem, estarei então agora cumprindo a tua palavra porque isso é do meu agrado.

E o Senhor começa lhe abençoar.

Você vai pedir sabedoria, um coração mais maleável, lábios mais puros, um olhar mais santo sobre as coisas da vida, vai pedir estratégias, um coração que domina o seu nervoso, agitado, ditadoras no seu trabalho na sua vida, vai pedir mais mansidão, humildade.

Irmão reconheça primeiro as suas falhas antes de ficarem culpando os outros.

Tem pessoas que se acham santas, donas da verdade, só elas que estão corretas, tudo que faz é certo, mas os outros não,quando erra, dizem que erra por causa do outros.

Abra o teu coração porque a grande mudança da tua vida esta na tua disposição em mudar, e dizer Senhor me ajude, e Deus te ajuda!

Seja um bom companheiro, marido, pai, filho, segundo a palavra, isso vai lhe trazer vitória.

Isso vai modificar toda a história.

A fé é algo impressionante, a bíblia fala assim a fé vem pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus.

Eu recebo a fé, quando ela entra como palavra dentro de mim, e ai a Fé é gerada.

Mas esse ouvir também é o dar atenção, estar atento aquilo que esta sendo dito a mim.

Dar importância, dar valor.

E o ouvir pela palavra de Deus, o termo pela é através, é como se fosse um caminho.

Eu estou caminhando através da palavra.

Então a Fé vem pelo ouvir, porque eu dou atenção a ela, e ouvir pela palavra, agora é praticar, executar aquilo que teve valor em mim.

A gente só aquilo que de fato tem valor para nós.

Então você caminha pela palavra, ouvir pela palavra, e a Fé vem  pelo ouvir, e ouvir  pela palavra, então palavra virou para mim um caminho de vida.

E isso esta representado no salmo.

Lâmpada para meus pés é a tua palavra e luz pro meu caminho.

É a palavra que é a condução de nossa vida, não da para fugir disso, não da para inventar outro evangelho, é esse.

Temos que aprender a pedir ajuda quando nos estamos construindo a casa dos nossos sonhos, para quê?

Para que as mudanças aconteçam, não esconda a sua situação,  nem todos que caminham com você torcem pelo seu sucesso, infelizmente.

Mas quem quer vencer a mediocridade, não desiste com facilidade diante da sua posição.

Você é daqueles que não sabem ouvir não, que já desanima. Então aprenda que a vida é formada de nãos também mas se você esta certo na tua decisão, quantas pessoas já foram rejeitadas pela sua família por ter aceitado Jesus como seu salvador.

Apesar de todas essas lutas, você se propôs a seguir firme o teu caminho, então acredite que tem decisões que são geradas no teu coração por Deus.

E o Senhor gerou isso na sua vida vai ser fiel,  e vai estar com você em cada momento para você suportar firme as dificuldades da vida e crescer.

Não lide com teus tesouros como fossem bijuterias baratas.

Falar é importante.

Provérbios 11:22
“2 Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição.”

Quer dizer é um tesouro que esta sendo colocada a toa, sem utilidade, é uma pedra preciosa que sendo colocada junto de uma pessoa que não sabe usá-la.

Você tem a palavra de Deus, você tem a boa notícia de Jesus, você tem o evangelho transformador, a revelação da graça de Deus, você tem o poder do Espírito Santo sobre a sua vida, isso é tesouro, isso é fortaleza nos momentos de dificuldades.

Valorize aquilo que Deus colocou junto de ti, a palavra esta junto de ti na tua boca e no teu coração.

Você dever ser emissário da palavra da fé aqui é um compartilhar, você é emissário dela, não retenha a verdade de Deus.

A mudança só acontece quando o homem se sujeita a Deus, quem não se submete a dor da disciplina vai sofrer com o remorso. Porque um dia você vai dizer eu podia ter apanhando mais do meu pai.

A bíblia fala que o pai castiga e repreende o filho porque o ama.

Precisamos repreender nossos filhos, e mantenha-se na posição de pai e de mãe.

Pais não querem serem adolescentes iguais aos seus filhos porque podem confundi-los, e isso irá trazer problemas futuros, agindo assim você sai da autoridade de pai e mãe que Deus lhe deu.

Mantenha-se sempre na posição de pai e de mãe.

Diga aos seus filhos que os ama, beija-os, faz carinho, mas nunca sai da sua posição de pai.

A tua posição quem Deus foi Deus.

E ai esta a verdade quem não submete á dor da disciplina vai sofrer com o remorso.

Tiago 4:7-10
7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. 9Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. 10Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.”


Em Tiago 4:7-10 nos ensina considerações amplas e importantes para que a nossa casa dos sonhos seja construída perfeitamente.

A nossa sujeição a Deus e abrir mãos das coisas que alimenta nosso ego, devemos quebrar a casa velha construída sobre a areia, agora vem pelo lado da rocha.

Comece a construção devagar, com cuidado, pedra sobre pedra, com calma, vai se esforça sem medo, mesmo que você sofra chuvas ainda construindo não pare.

Mesmo que alguém diga para você abandonar a construção dessa casa, que isso ai é uma  utopia que não vai dar certo vai dar, Jesus esta com você.

Continua colocando mais uma pedra, mais um tijolo, continua sonhando com a casa construída com o telhado, continua sonhando com os moveis lindos, isso quer dizer as coisas da sua vida, as coisas que vão lhe fazer feliz, da vida espiritual da saúde emocional, do teu caráter transformado  das coisas que podem vir acontecer de benefícios se hoje você se propor a começar uma nova construção de sua casa sobre a rocha.

Sujeite-se a Deus, humilhe-se perante o Senhor, que Ele vai te exaltar, Ele vai lhe ajudar se levantar nisso tudo.

Você verá a obra do Senhor completa na tua vida em nome de Jesus creia.

Todos aqueles que escutam essas palavras e as pratica são como homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha, e vieram os ventos e as tempestades a casa não se abalou.

Que o Senhor guarde os vossos corações na suas verdades.

Deus te abençoe!

Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!

Culto: Pastor Gildo de carvalho  – Igreja do Evangelho Quadrangular Pari.

 Ministério de Comunicação e Internet

>> Professor Gava<<

http://www.ieqlapa.com.br/estudos.html

 

Você é o visitante abençoado de nº